top of page

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza de placas solares



Quer saber por que é importante realizar a limpeza das placas solares e por que você deveria fazer isso com segurança? Então vem com a gente e saiba tudo sobre como limpar as placas do seu sistema fotovoltaico para cuidar do seu investimento!


Sabemos que a colocação de placas solares é um investimento que traz muita economia para o consumidor e valoriza sua residência ou empresa, além de ajudar o meio ambiente.


Mas, para assegurar que o sistema esteja em seu máximo desempenho, é preciso seguir algumas boas práticas de manutenção. Uma delas é a limpeza das placas solares com regularidade.


Saiba mais sobre os motivos para ela ser realizada e os cuidados que devem ser seguidos. Vamos juntos!


4 motivos para realizar a limpeza de placas solares


Sujeira, poeira, resíduos industriais ou orgânicos, poluição atmosférica, musgo, falta de chuva: muitos fatores influenciam para a criação de resíduos nas placas fotovoltaicas.


Por isso, a limpeza regular das placas solares é fundamental para garantir a eficiência do sistema e maximizar a produção de energia do sistema fotovoltaico.


Veja em detalhes quatro motivos importantes pelos quais você deve realizar a limpeza com frequência.


1 - Aumenta a eficiência energética


A sujeira, poeira e outros detritos acumulados nas placas solares podem impedir ou diminuir a quantidade de luz solar que alcança as células fotovoltaicas. Isso pode reduzir a produção de energia e diminuir a eficiência do sistema.


Por isso é importante limpá-lo com regularidade, para garantir sua máxima eficiência e mais economia para seu bolso!


2 - Protege seu investimento


Um sistema fotovoltaico pode ser um investimento significativo para sua casa ou empresa. Além da economia que ele traz, também valoriza o seu empreendimento ou residência.


A limpeza regular das placas solares pode prolongar a vida útil do sistema e proteger seu investimento a longo prazo contra intempéries do tempo e clima.


3 - Reduz os custos de manutenção


A manutenção regular das placas solares pode ajudar a evitar a necessidade de reparos, ou substituições dispendiosas devido a danos causados pela sujeira, ou poeira acumulada.


Por isso, a limpeza das placas solares é tão recomendada, mas também é importante seguir todas as boas práticas para evitar causar problemas ao seu sistema durante a higienização.


Nesses casos, uma boa sugestão é contar com um serviço especializado que irá seguir todo protocolo correto para limpeza das placas solares, com segurança e sem riscos para seu investimento.


Solicite um orçamento com a Carra Solar para limpeza das placas solares!



4 - Ajuda o meio ambiente


A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, e a limpeza regular das placas solares pode ajudar a garantir que seu sistema esteja operando com eficiência máxima e produzindo energia para sua casa ou empresa, sem surpresas no caminho.


Isso pode ajudar a reduzir sua pegada de carbono e contribuir para a proteção do meio ambiente. A ação de cada um faz a diferença para a construção de um mundo mais sustentável!


Qual a frequência certa para limpar as placas solares?


É importante lembrar que a limpeza das placas solares deve ser realizada regularmente para garantir o desempenho ideal do sistema fotovoltaico.


O intervalo de limpeza pode variar dependendo das condições climáticas e da quantidade de sujeira na área onde as placas solares estão instaladas.


Geralmente, a indicação é de que a limpeza seja realizada a cada 6 meses ou 1 vez ao ano, variando em relação às particularidades do local e também da recomendação do fabricante.


Cuidados essenciais para a limpeza de placas solares


Veja alguns cuidados indispensáveis sobre a limpeza das placas fotovoltaicas para maior segurança.

  • Nunca realize a limpeza com o sistema fotovoltaico ligado;

  • Certifique-se que está desligado para qualquer tipo de manutenção, evitando risco de choque elétrico;

  • É importante ver as condições das placas solares antes da limpeza, certificando-se de que não haja rachaduras ou danos visíveis;

  • A limpeza deve ser feita com água, principalmente;

  • Cuidado com uso de produtos de limpeza, eles não são indicados geralmente, mas é possível verificar com o fabricante;

  • Uso de produtos químicos podem danificar as placas solares, não os utilize;

  • É necessário secar as placas solares após a limpeza;

  • A indicação é limpar em um dia nublado ou que não haja grande incidência de raios solares para evitar o aquecimento das placas e também choque térmico com a água.


A melhor opção é contar com ajuda especializada, garantindo eficiência e segurança no serviço.


Quer ajuda para realizar a limpeza de placas solares?


Se você precisa de serviços de lavagem de placas internas e de alta qualidade, entre em contato com a Carra Solar hoje mesmo e conheça as soluções personalizadas que temos a oferecer. Fale com nossos especialistas e tire suas dúvidas!


Entregamos confiança para sua casa girar em torno do Sol e garantir a máxima eficiência na geração de energia limpa e renovável.



bottom of page