top of page

Aluguel de energia solar: uma oportunidade de investimento


Cada vez mais fica claro o papel que a sociedade desempenha no combate às mudanças climáticas, com o setor de energia solar se tornando cada vez mais uma excelente opção para lidar com as mudanças climáticas. Assim, o consumo consciente é necessário. 


O aluguel de energia solar permite que você tenha acesso à energia solar sem a necessidade de comprar os equipamentos necessários. Você pode economizar dinheiro na conta de luz e ainda contribuir para o meio ambiente com isso.


No Brasil, alugar uma usina solar fotovoltaica é uma prática legal e regulamentada. A geração de energia elétrica distribuída é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Isso inclui a instalação e locação de sistemas fotovoltaicos para gerar energia.

A explicação a seguir mostrará como funciona o aluguel de energia solar.


Aqui explicamos mais sobre o funcionamento. 


Como funciona o aluguel de usinas solares?


Empresas podem economizar na conta de luz com energia solar gerada em fazendas e propriedades. O modelo de aluguel de energia solar permite que empresas recebam créditos da energia injetada por essas usinas remotas.


A Resolução Normativa no 482/2012 e, posteriormente, a Resolução Normativa no 687/2015 estabeleceram as diretrizes brasileiras para a geração distribuída de energia elétrica. Para atuar nesse modelo é necessário respeitar todas as regras, assim como contar com fornecedores especializados. 


O processo de aluguel de energia solar começa com a análise de viabilidade do projeto, onde a empresa especializada avalia o local, considerando a área disponível, a incidência solar e o consumo de energia.


Com base nessa avaliação, a empresa faz uma proposta de locação para o sistema fotovoltaico. A proposta deve incluir detalhes sobre a capacidade do sistema, o valor da taxa mensal, as garantias e as condições do contrato.


Ao aceitar a proposta, o consumidor autoriza a empresa a instalar o sistema fotovoltaico em seu imóvel e a se responsabiliza pela manutenção e monitoramento do sistema. Para isso, a empresa precisará obter a aprovação do projeto pela concessionária de energia local.


Após a aprovação do projeto e a assinatura do contrato, o sistema começa a enviar energia para a rede elétrica. Os painéis fotovoltaicos, então, começam a gerar créditos de energia, que poderão ser usados para compensar o consumo de energia elétrica do consumidor ou comercializados.


Após todos os processos de aprovações e ao iniciar a geração de energia solar, a fazenda solar começa a gerar receita pela locação da energia produzida. Os pagamentos são feitos mensalmente.


Tipos de geração distribuída de energia


Precisamos primeiro entender a distinção entre os tipos de geração distribuída de energia.


  • Autoconsumo Remoto:

Neste tipo, o locatário aluga uma usina solar em um local remoto, como uma fazenda ou terreno. A energia produzida é integrada à rede elétrica, e o locatário recebe créditos de energia, os quais podem ser utilizados para compensar o consumo em sua residência ou empresa.


  • Geração compartilhada

Nesse modelo, a usina solar é instalada em uma propriedade compartilhada por um grupo de pessoas ou empresas. Os participantes da geração compartilhada são chamados de cooperados ou consorciados e recebem créditos de energia na proporção da sua participação na usina.


A energia gerada pela usina solar é dividida entre os participantes da cooperativa ou consórcio, na proporção da sua participação. Os participantes recebem créditos de energia pela energia gerada pela usina, que podem ser utilizados para compensar o consumo de suas residências ou empresas.


A escolha do tipo de locação mais adequado depende de uma série de fatores, como o perfil do consumidor, as características da propriedade e o objetivo do investimento.


Vale a pena investir no aluguel de energia solar?


A locação de energia solar é uma boa oportunidade de investimento que pode trazer um retorno financeiro consistente. A taxa mensal de locação é normalmente menor do que o custo da energia elétrica fornecida pela rede pública.


Algumas outras vantagens:


  • Reduzir os custos de energia: A energia solar, uma fonte de energia sustentável e renovável, tem a capacidade de gerar uma economia em até 90% na conta de luz.

  • Contribuição ambiental: A qualidade do ar é melhorada pela geração de energia solar, pois não emite poluentes.

  • Investimento seguro: A energia solar é um investimento considerado seguro e rentável, com retorno esperado de 5 a 8 anos.

Gostou deste artigo sobre o aluguel de energia solar? Se você tem interesse em investir nesse modelo fale com um dos especialistas






bottom of page