Panorama da Energia Solar no Brasil




Em tempos de crise, muitas pessoas têm buscado economizar o máximo que podem e para reduzir seus gastos mensais. E uma das contas que mais pesa no bolso é a de energia elétrica. No entanto, não é preciso aposentar o seu ar condicionado para economizar na energia, já que temos uma fonte alternativa de energia mais econômica e limpa.


Estamos falando da energia solar fotovoltaica. Muitos países já têm a energia solar como realidade na maioria das casas, e o Brasil está no mesmo caminho. A seguir, mostraremos como funciona a energia solar no Brasil, suas vantagens e por que vale a pena investir em energia solar.


O papel Energia Solar na matriz energética brasileira

O mercado de energia solar no Brasil vem crescendo desde 2012, quando se iniciou a instalação dos chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid). Foi aí que os painéis de energia solar passaram a ser uma opção viável até mesmo para residências.

Aliado a isso, o crescimento da energia solar no Brasil também foi possível graças ao lançamento incentivos fiscais e linhas de financiamento. Sem falar da gradativa queda dos preços dos equipamentos.


Tudo isso popularizou a energia solar por aqui, colocando o Brasil como destaque no cenário mundial de energias limpas. O Brasil tem um enorme potencial para o uso da energia solar fotovoltaica, principalmente nas regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.

De fato, os números dos últimos anos mostram que o Brasil tem tudo para se tornar líder mundial em produção de energia solar. Não à toa, 93% da população brasileira apoia os investimentos e os incentivos para a democratização dessa fonte de energia.


Como funciona a energia solar fotovoltaica?

O nome já é auto-explicativo, esse é um método de obtenção de energia a partir da radiação do Sol. A captação dessa radiação é feita por células fotovoltaicas, ou seja, que reagem à luz, instaladas em painéis de material semicondutor.


Na prática, quando a luz do Sol atinge essas células, os elétrons do material semicondutor, geralmente o silício, se movimentam e geram energia. A energia é, por fim, convertida em eletricidade.


Existe ainda outro meio de gerar energia elétrica pela radiação, a heliotérmica. Porém, a energia solar fotovoltaica no Brasil é mais promissora, devido à redução de preços. É a fonte alternativa de energia que mais cresce no nosso país e no mundo.


Vale a pena investir em Energia Solar?

É comum as pessoas analisarem fatores como o custo da energia solar no Brasil, vantagens e desvantagens que acompanham a sua instalação, julgando que é muito caro. No entanto, a realidade é que se trata de um investimento com alto retorno financeiro.


Se, por um lado, é necessário desembolsar um valor inicial para adquirir, instalar e fazer a manutenção dos painéis solares, ao final o gasto é muito pouco. A instalação da energia solar proporciona uma economia de energia de até 95%. Com essa economia, o valor investido é recuperado na maioria dos casos em quatro anos.


Dessa forma, o valor investido inicialmente é rapidamente recuperado. Para ajudar na popularização dessa forma de energia sustentável, existem diversos financiamentos que podem cobrir todo o valor da instalação.


Além disso, um imóvel com painéis solares tem o seu valor significativamente elevado. Afinal, todo mundo quer morar ou trabalhar num lugar que tenha gastos mínimos de energia elétrica.

Por fim, não é necessário se preocupar com meses de obras na sua residência. A instalação dos painéis solares fotovoltaicos é muito rápida e descomplicada. A manutenção dos painéis é feita de uma a duas vezes por ano e sua vida útil é de 25 anos, no mínimo.


Onde é indicado usar energia solar?

O uso da energia solar está crescendo cada vez mais no Brasil, e sua aplicação é possível em vários setores. Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas têm capital para investir em painéis solares. Veja abaixo onde é possível usar energia solar:


Residências


Já existem muitas casas e prédios residenciais que utilizam painéis solares para gerar energia. O valor cada vez mais acessível e a possibilidade de financiamento trouxe a popularização da energia solar também nas residências.


Casas com sistemas de energia fotovoltaica conseguem gerar a própria energia, através de painéis solares instalados no telhado da casa ou garagem. Seus moradores atestam uma economia de energia considerável após a instalação.


Indústrias


Indústrias estão entre os maiores consumidores de energia. Quando lembramos que a energia hidrelétrica não é inesgotável, essa informação fica bem alarmante. Por isso, investir em energia solar é, com certeza, uma excelente estratégia para as indústrias.


Além do mais, empresas ecoeficientes e sustentáveis são mais que uma tendência: são uma necessidade. Por isso, investir em energia solar é um dos principais meios de alcançar a eficiência através da economia de energia e recursos financeiros. Tais investimentos se refletirão no custo do produto e no seu valor agregado.


Pequenos negócios


Se até uma casa pode gerar sua própria energia através dos painéis solares fotovoltaicos, por que não uma pequena empresa? Na verdade, empresas de todos os portes podem, ou melhor, devem investir na energia solar.


Além de toda a economia que as empresas terão na sua conta de energia, ao investir em uma energia limpa e renovável como solar, a empresa demonstra estar ligada no futuro. Também é um sinal de preocupação com as questões ambientais e socioeconômicas.


Resumindo: empresas investindo em energia limpa são empresas responsáveis, e isso atrai clientes. São empresas que podem ter um baita retorno financeiro ao ver suas contas diminuírem e suas vendas aumentarem.


Agronegócio


A energia solar no campo também pode trazer benefícios aos gestores do agronegócio, incluindo economia nas despesas. Sendo um setor muito promissor e rentável para a economia brasileira, a redução de custos pode trazer benefícios não só para os produtores como também para os consumidores.


Além disso, o agronegócio está em contato direto e muito próximo da natureza. Por isso é de suma importância que suas operações estejam alinhadas com os princípios da sustentabilidade.


Como você pode ver, não se trata apenas de economizar na conta de luz. Quando se investe em energia solar, você está investindo no próprio futuro e da sociedade que virá. Essa é a postura e a missão inclusive das empresas que fornecem e instalam energia solar no Brasil.


É o caso da Carra Solar, que investe nessa tecnologia para tornar a energia solar acessível para pessoas de toda a sociedade. Do produtor rural, passando pelas empresas até as residências, a Carra Solar fornece soluções para geração de energia sustentável e socialmente responsável, não deixe de conhecer!